Hemorróidas

O que é hemorróida?

Hemorroida nada mais é do que o processo de inflamação e inchaço das veias que ficam localizadas na região do ânus ou do reto. As maiores causas para o aparecimento de hemorroida incluem o típico aumento de pressão nas regiões mencionadas durante o período gestacional ou a necessidade incomum do indivíduo realizar esforço exagerado ao evacuar.

Além disso, estão mais sujeitos ao aparecimento de hemorroida aqueles que não se alimentam devidamente, os que têm mais de 50 anos de idade, os obesos, os praticantes de sexo anal e os que possuem histórico familiar dessa condição.

Igualmente, resfriados persistentes, diarreias crônicas, infecções na região anal e retal e longos períodos em que o indivíduo permanece sentado se tornam fatores comuns para que a hemorroida surja ou reapareça.

Como surgem as hemorróidas?

A doença hemorroidária advém de um conjunto de fatores, e pode ser desencadeada pela constipação intestinal, fezes endurecidas e esforço evacuatório, gravidez e diarreia pois estas condições aumentam a pressão nestes vasos causando sua dilatação.

Existem tipos de hemorróidas?

Sim, existem hemorróidas classificadas como internas e externas. As hemorróidas internas são classificadas em 4 graus:

Qual o tratamento para hemorróidas?

O tratamento da doença hemorroidaria depende do grau de evolução da doença e de desconforto do paciente.

As medidas higiênicas e dietéticas são efetivas na grande maioria dos casos de doença hemorroidária não avançadas mas cada caso deve ser analisado individualmente.

Em alguns casos indica-se a ligadura elástica e em outros o procedimento cirúrgico.

O que é trombose hemorroidária e como deve ser tratada?

A trombose hemorroidária é o entupimento de um vaso que se exterioriza, não se recolhe mais, incha, fica entumecido e edemaciado e provoca dor forte. Diante desse quadro, é fundamental não tentar reintroduzir as hemorroidas no ânus. Esse tipo de manobra agrava o problema. Infelizmente, muitas vezes esses casos agudos não caem nas mãos de especialistas.

Em alguns casos é necessária a cirurgia de urgência.